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A sustentabilidade tem um problema de comunicação: a LIPOR quer ajudar a resolvê-lo!

5 de novembro de 2025

A sustentabilidade tem um problema de comunicação: a LIPOR quer ajudar a resolvê-lo!

LIPOR

A sustentabilidade tem um problema de comunicação: a LIPOR quer ajudar a resolvê-lo!

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“Diz-me como comunicas a sustentabilidade, dir-te-ei quem és”

“A linguagem molda o pensamento e o pensamento molda a ação. No setor ambiental, esta verdade torna-se ainda mais poderosa: aquilo que dizemos – e como o dizemos – influencia diretamente o comportamento das pessoas em relação à sustentabilidade”. 


 

A LIPOR leva esta premissa muito a sério. Por isso, ao longo dos últimos anos, tem reconfigurado a forma de comunicar para gerar mais impacto, mais proximidade, mais ação. A Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto acredita que inspirar a sustentabilidade de todos é parte da sua missão. Um caminho que tem sido construído passo a passo, com uma base sólida: a mudança da linguagem ambiental.

A sustentabilidade tem um problema de comunicação: a LIPOR quer ajudar a resolvê-lo!

 


Separar? Não. Juntar.

 

Campanhas como “Separar para Valorizar” levaram a mensagem da importância da reciclagem a milhares de pessoas. Mas, a dada altura, a Lipor percebeu que a palavra “separar” afastava do objetivo e decidiu seguir uma nova estratégia que aproximasse. 

“Separar” remetia para distância emocional. “Juntar”, por outro lado, evoca proximidade, compromisso e pertença. Uma mudança que permitiu transformar o gesto de reciclar num verdadeiro ato de generosidade – para com o ambiente, para com a comunidade e para com o futuro.

 

  

A sustentabilidade tem um problema de comunicação: a LIPOR quer ajudar a resolvê-lo!



Comunicar com propósito: da “culpa” à pertença

 

Em 2019, a Associação lançava uma campanha ousada: Recicla-te. A ideia era simples, mas disruptiva – mostrar que quem não recicla, tem um problema. Esta iniciativa aportava emoção, confrontação e empatia para o centro da narrativa, abandonando o tom neutro e pedagógico e passava a mobilizar, provocar e inspirar.

 

Foram criados diagnósticos no terreno, ações com humor (como o serviço “Recicla um amigo”), e foi dada voz a quem ainda não reciclava, para mostrar posteriormente que mudar é possível. Mais do que isso: é necessário. A reciclagem deixou de ser comunicada e percecionada como um dever cívico e passou a ser um movimento de transformação pessoal e coletiva. 


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Visibilidade: mostrar o que antes era invisível

 

Durante anos, a atividade da valorização de resíduos era “invisível”. Tapados com sacos pretos, escondidos nos aterros, recolhidos à noite. E aquilo que não se vê… não se valoriza.

Mais uma vez, a Lipor decidiu inverter a lógica. Abrindo as portas das suas unidades, mostraram os processos e celebraram os marcos com a comunidade. Criaram vídeos, exposições, visitas virtuais e comemoraram publicamente cada conquista - desde os 20 anos da Central de Valorização Energética, aos 21 anos do Centro de Triagem.

 

 

“Tornar visível é dar importância. E dar importância é gerar compromisso”.

 

 


A sustentabilidade tem um problema de comunicação: a LIPOR quer ajudar a resolvê-lo!



Do core à cultura: o Estilo de Vida LIPOR

 

Hoje, a LIPOR já não é apenas uma entidade que gere resíduos. É um movimento. Um ecossistema. Um estilo de vida: o estilo de vida LIPOR.

Com um compromisso diário assumido, que se expressa em tudo o que a Associação faz — desde produtos e serviços, até à forma de estar, comunicar e inspirar. A Lipor leva a sustentabilidade para além do gesto, transformando-a numa identidade.

 

 

“Prevenimos e Reutilizamos. Reciclamos e Reutilizamos. Participamos e Não Paramos”- in Manifesto Lipor, 2024/25

 

É com esta consistência e coerência que a Lipor ganha cada vez mais seguidores. Porque quando a linguagem é clara, significativa e emocionalmente próxima, a sustentabilidade deixa de ser um tema distante para se tornar um compromisso diário.

 


A sustentabilidade tem um problema de comunicação: a LIPOR quer ajudar a resolvê-lo!



Uma nova linguagem ambiental

 

A Lipor construiu um glossário verbal e visual pelo qual se guia. Redefiniu palavras. Agora, fala de “devolver”, “acolher”, “valorizar”, “regenerar”. Fala em "recursos" (resíduos) em oposição a "lixo"; fala em "economia circular" em oposição a "economia linear".  Porque quando a narrativa muda, o comportamento acompanha: 

 

·       A reciclagem tem cada vez mais seguidores;

·       A sustentabilidade tem cada vez mais embaixadores;

·       O Estilo de Vida Lipor inspira comunidades inteiras.

 

 

A comunicação como catalisador da mudança

 

A Lipor ousou e mudou: acreditou que a sustentabilidade precisa de uma linguagem próxima, humana. Que inspire, que envolva e não deixe ninguém de fora. Porque a comunicação não é apenas um meio. É um agente ativo da transformação. 

 

A subsistência do planeta e a manutenção da humanidade só é possível com a colaboração de todos. Pela sustentabilidade, a Lipor deixa um convite a todos: “Siga-nos neste estilo de vida”.


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