Junte-se a nós

Somos a comunidade das marcas em Portugal. Ao ser nosso Friend ou Partner passa a fazer parte de iniciativas que promovem o conhecimento académico, estimulam o networking e a partilha das melhores práticas.

02 Particular
Community Friend

Seja amigo da comunidade e mantenha-se a par das nossas novidades e iniciativas.

Junte-se a nós

03 Empresas
Community Partner

Conheça os benefícios da comunidade para a sua empresa.

Contacte-nos

Membros em Destaque

EM DESTAQUE


Membros em Destaque


Programa “Porto de Tradição” apoia a revitalização do comércio tradicional

24 de setembro de 2024

Programa “Porto de Tradição” apoia a revitalização do comércio tradicional

108 estabelecimentos comerciais e 4 entidades reconhecidos pelo Município do Porto

Programa Porto de Tradição apoia a revitalização do comércio tradicional

←  voltar

partilhar

A importância dos estabelecimentos comerciais históricos na vitalidade do Porto, que desde o início contribuíram para o desenvolvimento económico e social e para a identidade da cidade, ditou a criação do programa Porto de Tradição. Criado em 2016, surgiu com o foco na necessidade de se adotarem medidas de proteção e de apoio à sustentabilidade destes negócios, em muitos casos tradicionais.

 

Programa Porto de Tradição apoia a revitalização do comércio tradicional


Do sonho à realidade: como tudo aconteceu e quem foram os sonhadores


O projeto-piloto foi impulsionado pelo Município do Porto com a missão de conceber e propor critérios para a distinção de estabelecimentos comerciais pelo seu interesse histórico, arquitetónico, artístico, cultural, económico e social na cidade.


Um trabalho da responsabilidade de um grupo composto por representantes da autarquia - designadamente dos pelouros do turismo e comércio; da cultura; do urbanismo e da coesão social - e da Academia do Porto: Faculdade de Letras, de Belas Artes e de Arquitetura. E, também, por elementos da Associação de Comerciantes do Porto e da Associação Nacional de Proprietários.


Os critérios de avaliação e distinção definidos pelo grupo de trabalho seriam testados no terreno por uma equipa multidisciplinar composta por elementos da Faculdades de Letras e de Belas Artes, da Universidade do Porto, do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, e da Divisão Municipal do Comércio.


Com a publicação da Lei n.º 42/2017, de 14 de junho que “estabelece o regime de reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local”, foram reconhecidos os primeiros 34 estabelecimentos do programa Porto de Tradição. O diploma vem, ainda, permitir aos Municípios densificar as premissas para o reconhecimento, através da definição de critérios específicos adequados às realidades locais, assim como conceber e implementar programas de apoio e medidas de proteção para os estabelecimentos e entidades reconhecidos. Um enquadramento que entrou em vigor, no Municipio do Porto, em 2019, e que constitui o Regulamento Porto de Tradição. 


Em setembro de 2023, seis anos depois dos primeiros passos, em honra da relevância para a identidade local e para a dinâmica comercial da cidade, o Município convidou os 110 estabelecimentos reconhecidos e integrantes do programa para um evento no Museu Soares do Reis, aos quais foi oferecida uma caixa-presente customizada com a marca Porto de Tradição.


Programa Porto de Tradição apoia a revitalização do comércio tradicional


A marca Porto de Tradição


Para além do reconhecimento em si, é preocupação do Município promover e desenvolver o sentimento identitário e de pertença à cidade, como elemento diferenciador do restante comércio local e de proximidade.


A imagem gráfica, desenvolvida e registada pelo Município, sorveu inspiração nas formas geométricas e nos símbolos mais emblemáticos do quotidiano e da cultura portuense. Dos losangos que se encontram representados nos detalhes mais inesperados, tais como o Cubo da Ribeira, no arco da Ponte Luis I, nos azulejos ou nas portadas, nasce a malha que evoca a rede de lojas tradicionais que habitam a nossa memória coletiva.


Os estabelecimentos/entidades reconhecidos são identificados por uma placa com a imagem do programa, presente também em diversos materiais promocionais, como forma de reforçar o sentimento de pertença à comunidade Porto de Tradição e de identificar a distinção aos cidadãos e consumidores. 


Benefícios de fazer parte do Porto de Tradição


Para além da proteção prevista na lei em matéria de urbanismo e arrendamento, a Câmara Municipal implementou outras medidas que criam condições privilegiadas: de licenciamento, através da isenção de taxas e licenças municipais de ocupação do espaço público (ex. toldos, reclamos e mobiliário urbano); do acesso a formação gratuita (ex. vitrinismo, marketing digital, vendas on-line, cibersegurança e inteligência artificial); da promoção em diferentes meios e do acesso a materiais promocionais da marca Porto de Tradição (ex. papel de embrulho, fitas, etiquetas).


Mas o Município foi ainda mais longe com a implementação do Fundo Municipal de Apoio Porto de Tradição. Um apoio económico com o valor máximo de 25 mil euros, através de candidatura, para os estabelecimentos/entidades reconhecidos poderem realizar obras de reabilitação, restauro e preservação do espólio e acervo, a aquisição de materiais para a digitalização do negócio e em formação certificada.


E, também, o alargamento da isenção do Imposto Municipal sobre os Imóveis (para as frações ocupadas pelos estabelecimentos reconhecidos – Lei n.º 42/2017, de 14 de junho), para a totalidade das frações em propriedade total, ou em propriedade horizontal, quando pertencem ao mesmo proprietário.


E porque Tradição, no Porto, rima com Inovação


  • Iniciativa “Comércio Fora do Sítio”

Um projeto do Município que desafia os estabelecimentos comerciais Porto de Tradição a envolverem-se na iniciativa “Comércio Fora do Sítio”. Oito lojas do programa, cada uma emparelhada com outros oito estabelecimentos comerciais, trocam ao par, temporariamente, produtos e elementos dos seus acervos que são o ponto de partida para uma criação artística, desenvolvida por vitrinistas, exposta na montra da loja do seu par. Estas exposições formam um roteiro de lojas que convida os consumidores a visitar e a habilitar-se a ganhar prémios. Os visitantes podem, ainda, conhecer as histórias de cada estabelecimento através de uma app.

Os objetivos são claros: apoiar a divulgar o melhor do comércio tradicional e contemporâneo da cidade, fomentar a cooperação entre estabelecimentos e a sustentabilidade dos negócios.


  • Encontros “Entre Nós Há Saber”

A iniciativa “Entre Nós Há Saber” promove encontros entre estabelecimentos reconhecidos, proporcionando a troca de experiências e conhecimentos, visando não só promover os produtos locais manufaturados, mas também enriquecer a experiência do consumidor no comércio de rua.Esta iniciativa reforça o compromisso do Município do Porto com a preservação e promoção das suas tradições locais, assim como a valorização dos produtos manufaturados. Simultaneamente, fortalece a rede Porto de Tradição e promove a ampliação das parcerias estratégicas entre os diferentes agentes comerciais da cidade.



Programa Porto de Tradição apoia a revitalização do comércio tradicional



Tradição com presente e futuro!


O programa Porto de Tradição dá um contributo inestimável à cidade. Contribui para a proteção do património histórico, promove a sustentabilidade e também a revitalização do comércio tradicional, estimulando-o a acompanhar as exigências e as tendências do mercado, mas mantendo o seu caráter identitário.


Partilha de curiosidades sobre a marca/projeto

  • Desde a criação do Porto de Tradição, foram reconhecidos pelo Município do Porto 108 estabelecimentos comerciais e 4 entidades, de distintos ramos de negócio e atividades.

  • As áreas de negócio mais representadas são a restauração, artes e ofícios, lar decoração e bricolage, comércio alimentar tradicional e ourivesarias e relojoarias.

  • As entidades reconhecidas destacam-se nas áreas cultural e social local.

  • O estabelecimento comercial mais antigo data de 1780: a Farmácia Lemos

  • A entidade mais antiga foi fundada em 1846: Teatro Sá da Bandeira

  • O Fundo Municipal de Apoio Porto de Tradição apoiou, até ao momento, 78 candidaturas, num investimento total de 1.557.150, 27€.


Veja aqui os estabelecimento e entidades que fazem parte do programa Porto de Tradição.

E no Brands Channel, canal de YouTube da Brands Community, os episódios da série Porto de Tradição que nos revelam as histórias das lojas tradicionais que fazem parte da identidade e da história da cidade do Porto. Negócios que passam de geração em geração, preservando uma importante riqueza cultural e arquitetónica e que fazem parte do Programa Porto de Tradição.




Junte-se aqui à Brands Community. Torne-se Partner ou Friend da comunidade para poder acompanhar todas as novidades.

 

Empoderamos pessoas, marcas e empresas.


Notícias relacionadas

PESQUISAR POR CATEGORIA

A sua privacidade

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a personalizar conteúdo, adequar e medir anúncios e proporcionar uma melhor experiência. Ao clicar em OK, concorda com isto, conforme descrito na nossa Política de Cookies.

OK

Junte-se a nós

Somos a comunidade das marcas em Portugal. Ao ser nosso Friend ou Partner passa a fazer parte de iniciativas que promovem o conhecimento académico, estimulam o networking e a partilha das melhores práticas.

02 Particular
Community Friend

Seja amigo da comunidade e mantenha-se a par das nossas novidades e iniciativas.

Junte-se a nós

03 Empresas
Community Partner

Conheça os benefícios da comunidade para a sua empresa.

Contacte-nos

brandscommunity.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile